HOLCIM (BRASIL)

 

Empresa passa por cima das negociações

 

Em circular distribuída na última sexta-feira aos funcionários, a Holcim tenta desviar o foco do real motivo do não fechamento do Acordo Coletivo até agora. Ela afirma que já chegou ao seu limite máximo de reajuste possível e insistiu no fato de quem estaria atrapalhando o fechamento do instrumento coletivo seriam os sindicatos da categoria nos locais onde a Holcim possui unidades.

            Isto não é verdade. Os sindicatos só estão exigindo o que é direito dos trabalhadores e foi prometido em reunião realizada na Superintendência Regional do Trabalho em 28/05/14 e assinado pela direção da empresa, onde a empresa promete o reajuste de acordo com o INPC e mais 0,5% de ganho real. Repetimos mais uma vez. O Acordo 2012/13 não estava condicionado à aprovação do Acordo 2013/14.

            Agora, a Holcim concedeu apenas os 6,59% de reajuste que corresponde ao índice da inflação. Não podemos aceitar este despropósito. Como uma empresa promete uma coisa um dia e no outro é como se não tivesse dito nada daquilo ou pior, assinado uma ata com todos os itens oferecidos? Onde fica a seriedade e o compromisso com os profissionais e com a negociação? Já há inclusive um processo contra a empresa na Procuradoria Federal do Trabalho pelo fato do descumprimento da ata.  

            Não vamos baixar a cabeça para a Holcim. Vamos exigir o que é nosso por direito.

            Por que a empresa não dá satisfação aos trabalhadores sobre a política de cargos e salários? Por que não explica a vocês, trabalhadores, que há anos e anos não tem aumento de salários via cargos e salários espontâneos? As outras cimenteiras concedem. Tem trabalhadores de pequenas empresas e terceiros que se recusam a trabalhar na Holcim atualmente por causa dos baixos salários pagos.

            Por que a Holcim não esclarece se haverá ou não pessoas demitidas em decorrência da fusão com a Lafarge?

            Por que não divulga que a previsão de faturamento anual no mundo com a fusão é de 35 bilhões de euros, ou seja, cerca de 119 bilhões de reais e ainda assim, se recusa a dar 0,5% de aumento?

            Ontem, o sindicato esteve com a Holcim. Fomos conversar sobre o resultado do PLR, que deixou todos insatisfeitos. Ponderamos e lembramos o esforço dos trabalhadores no cumprimento das metas. Aliás, a PLR da Holcim é a pior entre todas as cimenteiras da região.

            Na ocasião, conversamos também sobre o Acordo Coletivo. O caminho que a Holcim escolheu é um caminho errado de reajustar sem negociar em definitivo. No entanto, nos colocamos prontos ao diálogo desde que a empresa apresente uma proposta justa, coerente e boa para os funcionários.

            Esteja ao lado do SINTICOMEX. Somente assim poderemos ser mais fortes para lutar por um acordo justo para todos.

 

 

DIRETORIA  DO SINTICOMEX