MINA DE CALCÁRIO DA HOLCIM É INTERDITADA

 

 

Nesta quinta-feira (09/07), foi anunciada a interdição por órgãos federais da mina da Holcim em Pedro Leopoldo por falta de licença ambiental, vencida em 2007. Até o SINTICOMEX foi pego de surpresa com a notícia, pois desconhecia a falta do alvará de funcionamento.

         A situação da Holcim é delicada, pois após o anúncio da fusão com a Lafarge e também da transferência da parte administrativa da empresa para a Colômbia, as negociações ficaram muito difíceis. Estamos há quase um ano tentando negociar o Acordo Coletivo 2014/15 e ainda não tivemos êxito. A empresa apenas concedeu o reajuste da inflação para os salários sem negociar os outros benefícios.

         Apesar desta relação difícil, este é um momento de união. O sindicato entende que a interdição da mina pode repercutir diretamente sobre os trabalhadores de forma negativa, podendo até acarretar em desemprego. Diante disso, vamos nos unir à Holcim e tentar intervir junto aos órgãos federais para liberar a licença de funcionamento o quanto antes. 

 

                                                                                                   DIRETORIA DO SINTICOMEX