História

 

O Sinticom agora tem um novo nome: SINTICOMEX. Mas não é só o nome que mudou. A partir de agora, uma nova entidade sindical está sendo formada, muito mais forte, mais atuante, com uma base territorial ampliada e com uma representatividade maior.


O SINTICOMEX foi formado a partir da fusão do Sinticom - Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Pedro Leopoldo e Matozinhos e do Sintiemp - Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Extração de Mármores, Calcário e Pedreiras de Matozinhos, Prudente de Morais, Capim Branco e Pedro Leopoldo.

O sindicato defende os direitos de todos os trabalhadores das áreas da construção, do mobiliário e da Extração de Mármore, Calcário e Pedreiras de Pedro Leopoldo, Matozinhos, Prudente de Morais, Capim Branco e Confins

O Sinticomex foi reconhecido em 11/02/2001, tendo sido publicado no Diário Oficial no dia 23/10/2001.
Com sua luta em prol dos direitos dos trabalhadores, conquistou o respeito não só dos empregados por ele representados, como também por toda a comunidade da região e até pelas empresas de produtos de construção localizadas em Pedro Leopoldo e Matozinhos.

           Hoje, o Sinticomex já é, sem dúvida, um dos sindicatos mais fortes e sólidos da região. Mas até chegar a este ponto a luta foi dura.

           A primeira sede do Sinticom funcionava numa pequena casa na Av. Comendador Antônio Alves no centro de Pedro Leopoldo. Com o crescimento da entidade e apoio de todos os companheiros, que acreditaram e confiaram no sindicato, em 1993, o Sinticom inaugurou sua sede própria, localizada na Rua São Sebastião, 147, também no centro da cidade, onde permanece até os dias de hoje. O prédio tem dois andares, instalações amplas, um auditório com capacidade para 324 pessoas que atende não só aos trabalhadores como também a eventos diversos promovidos pela comunidade. O sindicato é também totalmente informatizado e conta ainda com departamentos jurídico e jornalístico. Em breve, estaremos inaugurando a sede itinerante, um ônibus que servirá como palco para assembléias em portas de fábrica, atendimento do sindicato na comunidade, bem como para pequenos eventos culturais.
           No decorrer dos anos, através de difíceis e muitas vezes exaltadas negociações com representantes das empresas, conseguimos muitos benefícios para os trabalhadores da categoria. Houve momentos complicados, negociações arrastadas e muitas vitórias e derrotas, mas o sindicato sempre esteve e sempre estará ao lado do empregado. Tivemos situações delicadas como a greve da Precon em 1986, demissões coletivas na Ciminas e na Cauê. Mas mostramos que, juntos, sindicato e trabalhadores, podemos sempre obter conquistas importantes junto às empresas.
O Sinticomex é filiado à CUT e ao Dieese

 

O início de tudo 

Em princípio, em 1984, foi formada uma Associação dos Trabalhadores do Cimento de Pedro Leopoldo, tendo como presidente Archimedes Florêncio Ferreira. Esta associação foi criada até com um incentivo das empresas no intuito de se ter um controle da entidade, uma vez que as negociações eram feitas na Federação dos Trabalhadores da Construção e do Mobiliário em Belo Horizonte.

Em seguida, após a publicação no Diário Oficial, reconhecendo a legitimidade da representação da entidade, foi formado o Sindicato, que teve, em seguida, sua base estendida para Matozinhos.
Eleições foram promovidas e três chapas concorreram., sendo duas ligadas à Associação e uma ligada ao PT. Foi eleita a chapa encabeçada por Elvécio Lucas de Bastos Silva, que permaneceu na presidência do Sinticom até 1992. Começava, então, a funcionar o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Pedro Leopoldo e Matozinhos. Em 1993, assumiu a presidência da entidade, o até então membro da Diretoria, Wilson Geraldo Sales da Silva que permaneceu no cargo até 2000. Neste ano, assumiu Sérgio Grossi Fabrino, funcionário da Holcim Brasil. Atualmente, Wilson Geraldo retornou à presidência da entidade.  No final de 2001, foi publicado no 'Diário Oficial da União", o reconhecimento do Sinticomex como sindicato representante das categorias da construção, do mobiliário, da Extração de Mármore, Calcário e Pedreiras de Pedro Leopoldo, Matozinhos, Prudente de Morais, Capim Branco e Confins. A Diretoria do Sinticomex conta atualmente com 20 membros, espalhados por todas as maiores empresas da categoria. Isto é muito importante, pois estes diretores estão em contato direto com o dia-a-dia de cada fábrica, o que permite que eles saibam quais são os principais problemas vividos pelos trabalhadores. 

 

Clique aqui para visualizar as fotos!